O relatório Gartner® Hype Cycles fornece uma representação gráfica da maturidade e adoção de tecnologias e aplicações e de como são potencialmente relevantes para resolver problemas reais de negócios e explorar novas oportunidades.
Este relatório anual foca nas tecnologias mais promissoras que estão transformando a esfera das redes corporativas, ajudando você a tomar decisões fundamentadas e estratégicas para a sua organização.
Garantia e isenção de responsabilidade: Gartner é uma marca registrada e marca de serviço da Gartner, Inc. e/ou de suas afiliadas nos EUA e internacionalmente e é utilizada aqui com a devida autorização. |
Cada Hype Cycle (ou ciclo de promoção) detalha as cinco fases principais do ciclo de vida de uma tecnologia.
Um potencial avanço tecnológico dá o pontapé inicial. As primeiras histórias de prova de conceito e o interesse da mídia geram uma publicidade significativa. Frequentemente, não existem produtos utilizáveis e a viabilidade comercial não é comprovada.
A publicidade inicial produz uma série de histórias de sucesso, quase sempre acompanhadas de diversos fracassos. Algumas empresas atuam; muitas, não.
O interesse diminui à medida que os experimentos e as implementações não entregam os resultados desejados. Os produtores da tecnologia decolam ou fracassam. Os investimentos só continuam se os provedores remanescentes melhorarem seus produtos para atender aos usuários iniciais.
Mais instâncias de como a tecnologia pode beneficiar a empresa começam a se concretizar e tornam-se mais amplamente compreendidas. Surgem produtos de segunda e terceira geração dos provedores de tecnologia. Mais empresas financiam pilotos; empresas conservadoras permanecem cautelosas.
A adoção convencional começa a decolar. Os critérios para avaliar a viabilidade do provedor são definidos com mais clareza. A ampla aplicabilidade e a relevância da tecnologia no mercado compensam claramente.